top of page

Azgo Let’s Go na Mafalala - 2019


Neste ano o maior festival de arte de Moçambique - Azgo 9ª edição - invade a Mafalala trocando muita Arte ao povo.


Ahhh vocês vão dizer que eu gosto de tudo é que não tenho muitos critérios aos meus gostos. Eu nem ligo, o que importa é que eu amei e foi bem legal.


A Mafalala é um dos local mágico onde as pessoas resistem e existem, local berço da cultura é resistência, considerado patrimônio de Moçambique.


Andar pelas ruas de Mafalala é lembrar de Brasil, é lembrar das nossas comunidades, o som pulsava do campinho e era para lá que eu ia. Como tinha ido para lá no dia anterior ao pisar no campinho ouvi: Tia Rebecca!





Elas lembraram de mim, a Carolina, a Charmila, Maria e as demais que eu não lembro o nome.

Cheguei dançando e curtindo, eram tantas crianças um cenário ainda ao luz do dia infantil. Reencontrei amigos por lá e ia me sentindo em casa.

Não demorei muito e queria visitar mural com pintura na parede, parecia que eu pedia algo de outro mundo, que eu falava de um lugar que não era lá. Perguntei a muitas senhoras, até que uma disse me levar pra lá, e não era onde eu procurava. Estranho, será que só eu sei onde é o mural?

Pedi ajuda pra Carol e amigas, elas deveriam saber não é possível, elas tbm não sabiam e nem imaginavam onde era, até que eu tive a ideia de mostrar a foto a elas e bingo elas sabiam! Entramos por alguns becos e vielas, com a certeza de que iríamos chegar o mais rápido possível.


Quando chegamos elas diziam - a gente passa aqui todo dia e nem sabíamos que é um mural!

Isso não quer dizer que elas não saibam o que é mural, e sim que se já se naturalizou como algo normal em suas idas e vindas e que para nós de fora fica como algo novo. Sinceramente é uma arte é incrível que retrata a Mafalala as mulheres do tudo da mafalala e as crianças mulçumanas a brincarem. O mural tinha me marcado e muito e eu precisava voltar lá e obviamente com as melhores companhias.





Tiramos muitas fotos no mural para materializar aquele momento, como diz Zico com sua música Foto - ela só quer foto! - foi Nice, elas nunca vão esquecer e eu tbm não deste momento.

Hora de correr ao festival e devolver as crianças as sua mães.


O festival rolou solto, mas para abrilhantar e saudar a noite a lua veio cheia, não tanto como ontem mas chegou brilhando e abençoando o espaço, tudo estava lindo era tantas artes envolvidas mas espera, pausa para a oração dos muçulmanos. Arte e cultura é isso, se respeitam e compreendem a importância de respeito e espaços.


Rap com um grupo a capela, tirou todos pra dançar assim como as narrações de Charmila ao ouvir a Safira José cantar: - A minha mãe fica muito feliz ao ouvir essa música 🎶


Víamos muitas mulheres a dançar e gritar com a Safira, era tão bonito! As mulheres tomavam conta deste momento.


O grupo Lizzi veio com tudo também e deixou as crianças boquiaberta de onde vinham os sons que elas tiravam com o corpo, o rostinho de todas e todos admirados com aquele som que era novidade para os olhos e ouvidos atraia expectadores.


A Banda Khale; Steward Sukuma & banda Nkhuvu foram incríveis!!!!


Algumas particularidades da festa foi ver a comunidade reunida para que o evento acontecesse, o time de rugby da Mafalala eram os seguranças do evento.


As senhoras do bairro com suas venda lucravam mais que o comum, as vendas de comidas e bebidas também, e obviamente toda a família feliz em poder ter um domingo bem diferente.


Mães e filhos se reuniam para contemplar o show, assim como mulheres em grupo ou sozinhas ou acompanhadas estavam lá a curtir e viver este momento.




Foi muito lindo.

Azgo Let’s Go

Eu já estou ansiosa para a 10° edição.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page