top of page

Como Ir de Maputo a Eswatini de machimbombo ou van ou ônibus

Atualizado: 21 de out. de 2019

Como Ir de Maputo a Eswatini de machimbombo ou van ou ônibus



Em minhas idas e vindas por Maputo, capital de Moçambique, esse país sempre me vinha no mapa, nas conversas e nos panfletos, eu procurava informaçoes de como chegar e quando ir, mas algumas informações não eram tão fáceis de achar...

Há agencias de viagem que fazem day trip, mas não me adaptava ao roteiro e queria ir para a estrada, chegar como as pessoas que moram por aqui chegam.


Quanto custa atravessar a fronteira via Maputo?

Uma passagem de Van custou R$25,00, oi??? Isso mesmo para ir de uma capital à outra custava 90 Rands. A van só sai após encher o carro, caso contrário você pode esperar uma eternidade 2 a 4 horas considere que você irá esperar isso é muito comum e normal. Como as pessoas já sabem que só enche lá pras 11horas elas esperam 10:50 pra sair de casa com direito de pedir pro motorista ligar pra pessoa quando estiver saindo. Eles vão ficar segurando os passaportes para garantir o lugar. Talvez você terá receio de entregar, eu tive mas depois entendi como funcionava e fiquei mais tranquila e até ele já sabia que eu era uma estrangeira cheia de manias e mil recomendações de segurança.


Outro jeito de ir é de transporte público, viva eles existem!!! Porém saem as 5 da manhã na frente do terminal de trem de Maputo, deixa em uma cidade e depois tu faz baldiação, eu nào lembro o nome das cidades porém em breve atualizo e o total foi R$4,00 até a fronteira e depois lá pega uma van de 70 Rands que deixa na capital.


Quanto tempo de viagem?

A viagem pode demorar no mínimo 3horas ( depende de onde vai descer...) varia mas as vans vão direto.


De onde sai os Machibombo / Van?

Eu posso te garantir que essa foi uma das respostas mais difícil de encontrar mesmo eu estando em Maputo. Disseram que eu deveria ir para a Junta, um terminal de onibus/vans que fica bem afastada da cidade, se informe porque a maioria dos ônibus/machibombo passam por lá e sai por 10 meticais o equivalente à R$0,60; se for de taxi vai ser o equivalente à R$36,00, ou seja, 600 meticais. Pasmem, é verdade! Então vale a pena ir de ônibus/machibombo e as linhas locais passam a todo minuto.

Descobri apenas quando estava na eSwatini que tem vans que saem da Baixa da cidade, ou seja, dentro da cidade e não precisa dar essa volta toda pela cidade. Talvez o preço tenha uma diferenca de 10 meticais da passagem, mas é mais perto. 📷




Junta – Terminal de ônibus/Van / Machibombo


1 mês depois embarquei pela Baixa, quer dizer, fui até lá, cheguei 5:30 (tinha aprendido a lição de chegar cedo) porém o motorista da van me disse que consegue encher as 11h da manhã ou no mínimo às 10 da manhã. Isso significa que há de esperar. Mas os donos da van me deram outra alternativa de ir roots, ou seja, de ônibus/auto carro local até a fronteira. Então vai ficar pra outra postagem.




Horário de partidas

Como dito anteriormente, as vans só saem se estiverem cheias, ou seja, você pode esperar muito, então a dica é chegue cedo aos pontos de partida, 5:30 da manhã é o melhor horário, porque assim você vai na primeiro carro. Mas se você chegar atrasada e estiver animada, tem rapazes que passam fazendo as unhas com desenhos e tudo e acompanha toda a vida no terminal da cidade. Eu esperei 5 horas, eu cheguei as 6:45; ainda paguei 2 passagens extra e fizemos vaquinha para que a van saisse mesmo sem o numero total de passageiros, mas com o número de pagantes.




Esmaltes para fazer as unhas enquanto espera a saída da van


Fronteira e visto

Brasileiros não precisam de visto. Que ótima notícia #PARTIUeSWATINI!



A Fronteira!!!

O que fazer em eSwatini?

Bom isso eu deixo para próxima postagens

📷




Notas de rodapé.. você também pode ir de Johanesburgo para eSwatini, mas sinceramente não sei detalhes de preços, mas é muito comum. Espero que você arrisque e me conte, ou quem sabe eu faça essa rota!

285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page