top of page
Foto do escritorRebecca Aletheia

Dia do Trabalhador em Moçambique


Dia do Trabalho, assim denominamos no Brasil, traria a você uma reflexão, o que você faz nessa data? Qual o significado e importancia para você nesse dia?



01/05 em Moçambique mais especificamente na Beira, eu tive a oportunidade de ir acompanhar o desfile do dia do Trabalhador, acho curioso como eles dizem ser dia do trabalhador e não a celebração do dia do trabalho, talvez parece ser redundante, mas o dia do trabalhador, é o dia daquele que vive do seu trabalho e trabalhador é o ato de produção. “Sem trabalho não há trabalhador!”




Não se assuste se por acaso você receber mensagem dos seus colegas de trabalho felicitando pela sua mão de obra de trabalho e parabenizando por você doar-se ao trabalho. Interessante isso, não é mesmo?


No desfile, todas as empresas fazem demostração de atividades de seus trabalhadores, desde grandes a pequenas empresas (hospital, salão de cabelereiro, seguranças patrimoniais, banco, correios...), públicas ou particulares. Eu particularmente achei interessante, conheci muitas empresas que nunca imaginaria existir na cidade. Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de apresentar as crianças à conhecerem as profissões, seus olhos brilhavam assim como os olhos dos adutos tomavam conta do desfile no sol de rachar.


Outro ápice do dia foi a solidariedade aos povos atingidos pelo ciclone IDAI, hey espera, tod@s ali foram atingid@s pelo ciclone, não importa, eram solidarios aos outros, que coisa LINDA, magnífica!


Aquele dia parecia que o colaborador podia se jogar na dança e na festa, ele podia ser doidinho celebrando ter um trabalho, dançavam de seu jeito, como diriamos no Brasil, causavam... O motorista saiam dos carros e dançavam, todos tinham seu momento de celebrar seu dia de trabalhador. Era muito legal de se ver.


O venderores ambulantes, os catadores de material reciclado pelas ruas tinham vez, todos tinham espaço para mostrar seu trabalho, todos a dançar e a representar suas instituições. E nós espectadores gritavamos à cada performace, somos trabalhadores também mas por alguma razão não estavamos lá a nos apresentar, mas estavamos a prestigiar.





Moçambique tem uma taxa de desemprego de 25% e trabalhos mal remunerados, é triste dizer isso, mas é real. Mas o que precisamos lembrar é que os trabalhadores celebram esse dia por ter trabalho, obviamente eu não posso deixar minha crítica. Talvez não seria motivo de celebrar seria uma ótima oportunidade de protestar, porém respeito, ainda buscarei respostas se é que existem! Encontrei alguns cartazes e algumas empresas manifestavam por melhorias de trabalho, muito válido, até pedindo abertura de um tribunal do trabalho.





Após o termino restaurantes, praia estavam cheio dos trabalhadores e de suas empresas a confraternizar da sua maneira com a galera da firma, aquela festa que não tinha hora pra acabar.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page