Maputo é a capital do país de um jeito ou de outro você irá passer por lá.
Capital é sempre capital, então você irá encontrar muitas coisas desde excelentes restaurantes como diversos tipos de hospedagem e diversas atrações, mas lembre que as capitais também tem suas tradições de ser cara.
O que fazer:
Moçambique é tradicional por suas capulanas (para quem não sabe, são os famosos tecidos africanos), uns mais lindos que os outros, é neste país que você irá ficar louca(o), procure loja de capulanas pergunte sempre mas a casa mais tradicional de compras em maputo é a casa elefante, mas sugiro que pergunte às mulheres mocambicanas elas sempre tem lojas Boas Bonitas e Baratas para indicar. Se der sorte irá encontrar costureiros que irão confeccionar roupas em ¾ dias.
Parada obrigatória para compra de artigos africanos e muitos de MOÇAMBIQUE vá na FEIMA (Feira de Artesanato Flores e Gastronomia de Maputo)
Dica Ouro – Não compre nada sem antes negociar bem o preço, eles vão te pedir sua sugestão de valor, mas seja honesto, pq assim como você quer ter beneficios o vendedor também. Uma ótima pedida para a compra das lembrancinhas e todos os seus presentes, lá vende tudo que você imaginar e precisar.
Pontos turisticos:
Vá visitar a igreja da Sé, que por sinal é a catedral de Maputo
Praça da Independencia que fica bem próxima da casa de ferro, um ótimo lugar para fotos da cidade de Maputo. Você irá encontrar a estátua de Samora Machel, o lider moçambicano que teve grande importância para a independência do país.
Jardim Botánico, lindo, se for ao final de semana irá encontrar alguma celebração de casamento, vale a visita e é perto da praça da independência.
Mafalala - Um bairro de resistência com muitos icônes moçambicanos que vieram de lá, atualmente tem o Museu da mafalala assim como hospedagem. Um bairro periférico, regado de muita história que vale a pena a visita assim como assisitir as mulheres do Tufo da Mafalala.
Maputo vale, no mínimo, três ou quatro dias de estada, ou até duas semanas, se considerarmos as “expedições” possíveis a partir da capital – ao Parque Nacional Kruger e à vizinha Suazilândia, que tem também algumas importantes reservas de vida selvagem, à Praia da Macaneta, a 30 km de distância (muito frequentada pelos maputenses), ou, ainda, à Ponta do Ouro, mais a sul, onde brilha uma constelação de praias de areias douradas e quase desertas. De Maputo às fronteiras dos países vizinhos demora-se cerca de duas hora(leia o post (Como Ir a eSwatini de Machibombo). A cidade é, aliás, a capital africana mais próxima do Kruger, pelo que se tornou ponto de partida de muitos safaris para aquela reserva sul-africana.
Ilhas próximas a Maputo:
Xefina Pequena – Nunca fui, mas sempre falam desta ilha, irá de barco e é possível fazer um bate e volta.
Estação do Caminho de Ferro de Maputo – Uma estação de trem muito linda e amável, já recebeu o prêmio de uma das estações de trem mais linda da África, próximo ao Mercado Municipal.
A Mesquita da Baixa construída no início do século XX, na Rua da Mesquita;
Também considerada ponto turístico é a Casa dos Azulejos. É o exterior que vale a pena ver pelos seus azulejos – é anterior a 1879 e foi sede da Câmara Municipal (1888)
Museus
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, que conserva no seu interior alguns canhões e outros elementos do tempo colonial, além de uma estátua equestre de Mouzinho de Albuquerque, proveniente da praça da Câmara Municipal
No Museu Nacional de Arte, na Av. Ho Chi Min, podemos ver pintura moçambicana contemporânea, nomeadamente obras de Malangatana e Chichorro.
O Museu de História Natural, um edifício de arquitectura neo-manuelina, tem uma interessante secção de etnografia que reúne escultura e máscaras macuas, além de um mural de Malangatana no jardim. É neste múseu que encontra a gestação da elefante in vitro, eu particularmente amei e ficava muito impressionada. Foi neste museu que conheci a história do Samurai Negro em formas de desenhos.
O Museu da Revolução, na Av. 24 de Julho, narra através de um conjunto de documentos em exposição a história da luta pela independência do país.
Museu da Moeda, que tem uma vasta colecção de notas e moedas do tempo colonial o edifício mais antigo de Maputo (anterior a 1866);.
Festas noturnas – Baladas
Avenida Marginal tem fama, proveito e estatuto para início ou fim das noites mais agitadas de Maputo.
Feiras e mercados Tradicionais
Mercado Central de Maputo,
Mercado do peixe assim conhecido pelo moçambicanos;
DICAS de Rebecca Aletheia
Compre um chip da Vodacom por 50 meticais no maximo, não aceite mais que este valor, Recarregue com internet e use, a internet é rapida e barata por aqui o preco de 2Gigas são 200 meticais. Voce não ira encontrar WI-Fi nos estabelecimentos então nem fique a perguntar só pq apareceu o nome do estabelecimento.
Onde comer:
Região Maritima tem sua diversidade maritima, então coma e se esbalde nos frutos do mar, se você gostar é lógico.
Eu tenho um restaurante favorito, porém não é mocambicano, que é o Ocean Basquet, restaurante Sul Africano, um ótimo lugar para ir em grupo, porque sai muito barato e você comerá tudo que tem direito vindo do mar, o preço é um pouco salgado.
Dhow Mozambique - Restaurante para um lindo por do sol, mas é bem caro, mas vá ao menos curtir o por do sol e beba ao menos uma água.
Piri Piri (não se assuste, piri piri é como chamam a pimenta por aqui) – um restaurante que vai muitos moçambicanos ótima comida.
Restaurante Coqueiro – Nunca comi mas já ouvi falar muito bem sobre
Costa do Sol – Sugestão de muitos colegas .
Piri Piri (não se assuste, piri piri é como chamam a pimenta por aqui) – um restaurante que vai muitos moçambicanos.
Você ira sempre encontrar restaurantes mais simples e de ótima qualidade, coma um frango a Zambeziana, Matapa, Chima... Comidas com molho de coco, não dá pra explicar o tempero que elas/eles usam, é magnifico.
Espero que tenha gostado da Diga o que achou. BEIJOS
Parece que já estamos aí