top of page

Viajando sozinha pela África por Rebecca Alethéia

Atualizado: 8 de dez. de 2019





Primeiramente gostaria de dizer que essa não foi a minha primeira viagem sozinha por países africanos,mas quero contar a minha terceira experiência de um mochilão viajando 6 países da África - Moçambique 🇲🇿, Suazilândia 🇸🇿, África do Sul 🇿🇦, Zimbábue 🇿🇼, Botsuana 🇧🇼, Zâmbia 🇿🇲 em 15 dias.


Wow, só de ver já da pra saber o quão aventureira foi esta viagem, preciso confessar que eu estava com medo pelo que muita gente fala e falava sobre o quão perigoso é viajar pela África e sozinha. Atualmente moro em Moçambique 🇲🇿e me recusava comentar detalhes porque sabia muito bem o quanto teria retalhações de que seria uma loucura o uso de transportes coletivos e uso de couchingsurfing essas coisas...


Bom engoli o medo e planejei a viagem, comprei as passagens antes, quer dizer a passagem só da Victoria’s fall e a certeza que eu encontraria uma carona até Johanesburgo 🇿🇦. Os vôos de volta para onde resido eram absurdos de caro e me restava voltar por terra o que me aguçava a curiosidade em fazer essa viagem. Atravessar o Zimbabue inteiro por terra, assim como eu fiz pela Suazilândia 🇸🇿.


Eu fui sempre muito bem acolhida e cuidada em todas às vezes que eu estive perdida ou buscando algo. Isso foi para todos os países, o único problema que tive no era que para algumas algumas negociações eu pedia para pessoas locais participar da conversa comigo para decisão de valores, mas sempre que eu estava dentro do ônibus ou táxi ou no restaurante sem essa pessoa que me auxiliavam aleatoriamente, eles mudavam o valor da moeda local como dito anteriormente. Não aconteceu muitas vezes, mas aconteceu e eu me sentia vulnerável em continuar negociação ou insistir na discussão. Como quando estava no táxi 🚕com dois homens que mudaram drasticamente o valor. E aí vc continua discutindo ou esperar o pior acontecer? Paga e vai, era minha vida em jogo, acho que eles não fariam nada comigo, mas é melhor prevenir do que remediar.


Por diversas vezes, os moradores locais de todos os países do qual eu passava algumas pessoas me colocavam dentro do ônibus, esperava comigo o ônibus sair, me esperava pagar o valor que deveria ser pago, quando o ônibus saia a pessoa pedia pra descer do ônibus, tendo a certeza que eu entrei, paguei o valor correto e estava sentadinha em um lugar seguro e confortável. Tudo isso sem cobrar NADA em troca e nem me sentir assediada, homens e mulheres fizeram essa gentileza comigo.


Outra história boa foi quando cheguei na rodoviária dá Victoria’s fall para pegar o ônibus pra Harare o rapaz disse que o ônibus estava cheio e que não tinha mais vaga, eu implorei tanto ele disse, entra e senta! Obedeci sem me hesitar, no primeiro lugar que eu sentei chegou a dona, me mudei, no segundo lugar que escolhi a dona chegou também. Uma senhora disse: sente ali, se alguém chegar eu resolvo! Hahahaha me diz se não foi uma graça? 13h sentada na janelinha.




Tenho que lembrar a outra história de quando eu fui pra Pretoria, eu já tinha na mente que quando eu saísse do festival precisava de uma carona, viajei já na maldade como diriam. A maioria das pessoas iriam embora na segunda feira, o meu vôo era na segunda-feira para a Victoria’s Fall. Comheci um grupo de Sul africanos muito amáveis que estavam de carro e trabalhando no evento, iam na segunda-feira de manhã. Mas queríamos curtir o último show, os últimos minutos no Festival do Bush Fire. Após eu expor minha situação, eles não hesitaram e era 20h estávamos nós com o pé na estrada correndo para cruzar a fronteira antes de fechar, viajamos a noite toda tudo para que eu não perdesse o vôo. E mais uma vez, sem assédio sem nada em troca, foi bem legal esse apoio mútuo.



Em todos os momentos e todos as passagens sempre houve muito cuidado para comigo, em nenhuma hora eu me senti ameaçada ou insegura, muito pelo contrário, na Swazilandia após andar 45 minutos na estrada um Rastaman me deu carona de 10 minuto na maior camaradagem, conversamos, ficamos mudos e rimos muito.


Assim como no Zimbábue, eu não tinha 1 dólar na carteira apenas um cartão de crédito que não funcionava muito bem no país por conta dos problemas econômicos e o Hostel que eu ia ficar não aceitava o cartão e eu não conseguia sacar, ou seja, estava com um grande problema e comecei a andar pela cidade de Harare com todas as minhas malas a procurar um hotel ou Hostel barato.

Andando sem conseguir pensar o que fazer e como fazer, eis que um rapaz me para e pergunta se estava tudo bem. Explico a história para ele, e ele dia que já tinha me visto andar desde o centro de cidade até esse bairro e estava preocupado por ver alguém está andando tanto com a mala e saco de dormir. Ele me ofereceu ajuda, disse que me levaria a um hotel de confiança que com certeza meu cartão passaria E que eu não deveria ficar a vagar pela cidade de malas. Ele é um médico, não me lembro a especialidade, me apresentou o pai, a filha e o filho; era o horário das rotinas familiares, acompanhei e ele me deixou no hotel recomendado, foi caríssimo, porém entendo o cuidado que ele teve para comigo.

Muitas pessoas me perguntam se eu nao tenho medo e como eu faço para saber em quem confiar, sinceramente ainda não sei, mas eu sei que os Passos tem sido guiado por onde eu ando.



Foram tantos cuidados, tanta proteção que alguns dizem que eu tenho sorte, diga o que você quiser, mas eu digo que é muita prece, orações, devoções e pessoas que me querem o meu bem, assim como eu também às quero. Sempre existirá alguém intercedendo e rogando por mim, gratidão por pedir proteção e condução divina aos meus passos.


Obrigada mãe África por me abraçar enquanto todos diziam não vá, por cuidar de mim e por fazer com que o medo seja traduzida em sabedoria, determinação, mandingas e perspicácia.


Dica de leitura:

Viagem e assédio por Rebecca Alethéia -


Como ir de maputo à Eswatini/Swazilandia de machibombo, van ou ônibus -

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page